Friday, October 26, 2007

Quem é bom, cria a situação.

Há três tipos de pessoas. Os metidos a espertos, gente que acredita na lei de Gerson. O importante é levar vantagem em tudo! Existem os manipulados, que não tem um rumo próprio, nem acreditam na lei de Gerson, mas também não tem força suficiente para acreditarem em si mesmo. E existem aqueles que são bons. Aquele que é bom, bom mesmo, não espera, ele cria a situação.

Como é isso? Um grande vendedor, por exemplo. Não é o que vive pensando em dinheiro. Ele não trabalha pelo dinheiro. Ele não trabalha por que a empresa onde ele está tem uma marca famosa. Ele não trabalha por que tem um carro, um cargo, um vestido ou um terno de grife. Ele trabalha pelo prazer de realizar. Ele sente satisfação ao fechar um contratinho de R$ 10,00 por mês, da mesma forma como ao fechar o de R$ 1 milhão. E sabe que muitas vezes o de R$ 10,00 pode dar mais trabalho que o de R$ 1 milhão.

Significa que a pessoa que é, ela é sempre. Ela não espera para ser amanhã. Ela não se acomoda dizendo: se a situação fosse outra eu faria... Ah, se a condição não fosse esta, então eu faria.

É como aquele candidato a jogador de futebol que dizia: eu serei craque quando estiver no Flamengo. Eles vão me conhecer quando eu estiver no Corinthians. O dia em que eu vestir a camisa 10 do Santos, a que foi do Pelé, todos vão ver quem eu sou. Ou a 7 do Garrrincha, no Botafogo, etc.

O jogador que é craque, ele já é na pelada da molecada, no jogo da rua, na escola, na várzea, na praia. Robinho não virou estrela no Real Madri. Já era no futebol de salão em São Vicente, cidade onde nasceu.
Ou seja, aquele que é bom, cria a situação em qualquer condição. Não espera. Ele faz acontecer onde está, ali e agora. É já.

O dinheiro é consequência. O cargo, a promoção na empresa é consequência. No amor, na vida romântica, a grande mulher, o grande homem da sua vida, é consequência também. Você aprende a amar. Ama todas as pessoas com quem se relaciona, verdadeira e intensamente. É a mesma coisa. Um dia, de tanto saber amar, você encontra um amor pleno. Absoluto, imenso e intenso.

Como? Resultado de você ser bom no que faz e de não rejeitar as situações oferecidas pela vida. Você é bom e cria a condição. Quem não sabe amar, quem está com as pessoas como se elas não merecessem a sua dedicação, o seu amor, a sua intensidade, a sua lealdade, jamais aprendem a amar e a serem amados.

Conclusão: vivem se iludindo dizendo... Ah, eu não amo porque ainda não encontrei a pessoa da minha vida, minha alma gêmea, minha metade da maçã. Caia na real, não se iluda. Ame pra valer quem você tem do lado hoje, permita-se ser amado. Trabalhe prá valer onde você está hoje. Curta verdadeiramente o seu bairro, a sua vila a sua vizinhança, onde você está agora. Isso cria um bom vício. Você se vicia a gostar, você fica viciado em realizar, você se droga por saber amar. E cria uma saudável dependência nas virtudes e na evolução da vida.

Seja um dos bons, esteja onde estiver, seja qual for a situação, crie a condição. Os grandes minérios, as grandes pedras preciosas, as legítimas riquezas do mundo, estão em todas as partes. Porém, ocultas. Olhe além das aparências. Cave mais fundo sobre a superfície. Não existe a felicidade amanhã. Não existe o ser bom e capaz depois. É tudo agora, já. Tente, você se acostuma. Quem é bom cria a condição.

José Luiz Tejon

No comments: