Wednesday, October 27, 2010

Índice da Falcatrua


A cada notícia de estatística apresentada sobre o ranking dos países mais corruptos, nós temos a infelicidade de nos encontrarmos entre os que recebem as piores notas, num índice de 0 a 10 o Brasil está com 3.7 de acordo com a ONG Transparência Internacional.
Ainda é comum vermos que a troca de favores, apadrinhamentos, propinas, lavagem de dinheiro, e até o famoso jeitinho brasileiro continua como cultura popular muito arraigada, sendo que por vezes até nos orgulhamos da malandragem, chegamos ao cumulo de em alguns estados essa ser a primeira característica destacada.
No momento em que o país se encontra no futuro, como ouvíamos tanto falar: “O Brasil é o país do futuro”, apesar de tantos problemas, como crises econômicas, crises ambientais, e violência desenfreada, descaso com a saúde publica, continuam sendo comum nessas áreas, pois a corrupção está em todos os níveis, desde o troco no supermercado até licitações de obras públicas milionárias, desde o simples empregado até os mais altos cargos de dirigentes, sejam públicos ou privados.
Cada dia é dia para pensar o que fazer para essa cultura do mal ser retirada da nossa convivência, o correto não é ser o errado. Em dias que o mal parece bem, cabe uma certa dose de conservadorismo, para que a ordem natural da convivência humana se mantenha, e não somente esperar pelo próximo escândalo, seja ele em âmbito nacional, estadual. Municipal ou mesmo pessoal.

No comments: