Saturday, November 20, 2010
A história das coisas
Thursday, November 18, 2010
O cão e a lebre
Um cão de caça espantou uma lebre para fora de sua toca, mas depois de longa perseguição, ele parou a caçada. Um pastor de cabras vendo-o parar, ridicularizou-o dizendo:
“Aquele pequeno animal é melhor corredor que você”.
O cão de caça respondeu:
“Você não vê a diferença entre nós: eu estava correndo apenas por um jantar, mas ela por sua vida.”
Fábula de Esopo (620—560 a.C.), um escravo e contador de histórias que viveu na Grécia Antiga
Marcadores:
fábula
Wednesday, November 17, 2010
Quais seriam os caminhos para melhoria de ensino no Brasil?
A cada ano letivo, milhões de crianças entram e saem da escola, passando durante esses anos, como simples período de divisão de responsabilidades do estado e dos pais sobre os novos brasileiros que se formam, pelo menos no papel.
A necessidade é de que cada criança e adolescente aprenda seu papel no mundo, isso só se dá criando condições para que esse ser humano tenha a capacidade de pensar e aprender, muito além do objetivo básico da educação, que é encaminhar para o mercado de trabalho que é a participação do cidadão como população economicamente ativa.
Educação para a vida e convivência social, construção do ser humano se dá por estímulos direcionados para o caráter pessoal do ser humano, o qual tem preocupação com seu papel na sociedade para tornar o local em que vive melhor, e criação de valores humanísticos, e não simplesmente ser mais uma pessoa no mundo, que muitas vezes somente exerce seu poder de manifestação de opiniões no exato momento que confirma o voto em eleições por pura obrigação.
Quando houver por parte de projetos elaborados e aprovados por políticos interessados em dar condição de criarmos pensadores da sociedade, por meio de nova forma de educação para a vida, com estímulos diretos a capacidade cognitiva de cada um, terá à longo prazo uma geração de pessoas empenhadas em propagar o conhecimento, sendo assim é somente uma única cartada inicial no presente, com fortes estímulos tanto na área financeira, quanto estrutural, com acompanhamento muito próximo a cada família com filhos em idade escolar.
Porém isso não traz os louros ou reconhecimentos a curto prazo para os inseridos no mundo político, por que em geral as ações devem se criar, propor e aplicar dentro dos quatros anos do mandato, para que tenha seus frutos, pura e simplesmente eleitoreiros, deixando o “futuro “ de lado, pois crianças que seriam beneficiadas não votam e seus pais, votam mas não pensam.
Marcadores:
Brasil,
educação,
pensamentos,
políticas
Tuesday, November 9, 2010
Odie in orbit
When i try to think how the phisycs is possible in my life, i remember i need to study more, until the day i can have the full knowledge of the world orbit me.
Friday, November 5, 2010
Capacidade da existência
Ao longo da vida, em certos momentos ocorrem insights da autoconsciência do que é ser humano. A grande diferença da nossa existência é a capacidade de produzir e criar pensamentos. Então começamos a ponderar nossa capacidade de colaborar com o a existência do mundo. Com certeza em certo momento pensamos qual profissão teríamos quando fossemos adultos. Confesso que tive certos e breves pensamentos em ser político, mas a idéia de lutar por uma causa, seja qual fosse ela, se tornou tão obscura quanto a negritude das ações dos políticos noticiadas diariamente na mídia.
Claro fica que para ser influente, ou simplesmente não ser considerado “palha no mundo” como diz Jorge Ben Jor, só resta ir trabalhar, então percebi que usar a mente é uma ótima ferramenta de trabalho, e engana-se quem pensa que pensar não cansa, como se diz por aí que o cérebro é como um músculo, mas na verdade é um órgão, que necessita ser trabalhado como os músculos, para serem apresentados nos belos corpos de verão.
A capacidade de pensar só ocorre forçando o pensamento a existir, a questão é: sobre o que pensar? Isso depende diretamente do meio em que se vive, acesso a informação e da influência de pessoas que nos rodeiam que podem ser consideradas exemplos de vida a seguir. Como no caso da política, fica claro que o bom político tem como sua melhor ferramenta, saber pensar e transmitir de maneira clara articulando as palavras, saber persuadir e influenciar, tudo isso iniciando pela sua capacidade de pensar, acima de tudo ter um pensamento mais rápido possível.
Os desafios são muitos, só os vence quem os encara. Para mim, pensar,e ter uma identidade reconhecida por palavras, ou seja um estilo na transmissão de idéias é o desafio atual.
Marcadores:
pensamentos
Subscribe to:
Posts (Atom)