Friday, November 5, 2010

Capacidade da existência


Ao longo da vida, em certos momentos ocorrem insights da autoconsciência do que é ser humano. A grande diferença da nossa existência é a capacidade de produzir e criar pensamentos. Então começamos a ponderar nossa capacidade de colaborar com o a existência do mundo. Com certeza em certo momento pensamos qual profissão teríamos quando fossemos adultos. Confesso que tive certos e breves pensamentos em ser político, mas a idéia de lutar por uma causa, seja qual fosse ela, se tornou tão obscura quanto a negritude das ações dos políticos noticiadas diariamente na mídia.
Claro fica que para ser influente, ou simplesmente não ser considerado “palha no mundo” como diz Jorge Ben Jor, só resta ir trabalhar, então percebi que usar a mente é uma ótima ferramenta de trabalho, e engana-se quem pensa que pensar não cansa, como se diz por aí que o cérebro é como um músculo, mas na verdade é um órgão, que necessita ser trabalhado como os músculos, para serem apresentados nos belos corpos de verão.
A capacidade de pensar só ocorre forçando o pensamento a existir, a questão é: sobre o que pensar? Isso depende diretamente do meio em que se vive, acesso a informação e da influência de pessoas que nos rodeiam que podem ser consideradas exemplos de vida a seguir. Como no caso da política, fica claro que o bom político tem como sua melhor ferramenta, saber pensar e transmitir de maneira clara articulando as palavras, saber persuadir e influenciar, tudo isso iniciando pela sua capacidade de pensar, acima de tudo ter um pensamento mais rápido possível.
Os desafios são muitos, só os vence quem os encara. Para mim, pensar,e ter uma identidade reconhecida por palavras, ou seja um estilo na transmissão de idéias é o desafio atual.

No comments: