Friday, October 14, 2011

Filatelia é para poucos



Algo tão pequeno, simples e corriqueiro que a cada dia necessitamos cada vez menos na era digital, assim se torna cada vez mais raro, o selo, que pode ser admirado, numa carta num álbum de colecionador, em uma edição que ganha destaque na mídia edição, como o selo do Lula, queria muito.
Os selos podem ser colecionados por temas, por país, por ano ou geral mesmo sendo todos os que cairem em suas mãos, tá valendo.Eles são de todos os tipos, e muitas vezes é possível comparar as várias culturas retratadas nessas mini obras de arte.
Os requisitos, para a colecionar são, paciência, tempo, dinheiro, capacidade de negociar, organizar, trocar, convencer outros viciados no assunto a manter as trocas e negoiações.
Para analisar o nível em que chegam o preços dos selos:

O selo americano Jenny, foi vendida por quase US$ 3 milhões, porq foi impresso com um avião ao contrário, apareceu até nos simpsosn(Delíriooo)
A série Olho-de-Boi, brasieliro, que circulou entre 1843 e 1844, rarissímo US$770.000,00 (a tira)
O suéco Treskilling Amarelo entre 1,5 e 2 milhões de euros
O Black on Magenta da Guiana Britânica,Impresso em 1867,
O U. S. Franklin Z-Grill, 930 mil dólares.

Tem até a casa filatélica Stanley Gibbons (http://www.stanleygibbons.com) considerada a equivalente ao Índice Dow Jones, uma vez que ela realiza avaliações de preços de selos em nível mundial.
Outros sites especializados
http://www.stamps.org/
Loja virtual dos correios: http://shopping.correios.com.br/wbm/store/script/store.aspx?cd_company=ErZW8Dm9i54=

Para os filatelistas de plantão, um presente simples, mas significativo.

No comments: