Thursday, January 8, 2009

O "nascimento" do Brasil



É interessante estudar a história do Brasil, pois não é aquela bela história instituída ao longo de milênios com tantos detalhes comparados as nações européias e asiáticas que passaram de governos em governos, guerras após guerras, parecendo ser esse o conceito de história a política de gananciosos e sua subjugação aos povos. Porém partindo do princípio que o Brasil não foi descoberto pelos lusitanos, mas estes tiveram sua "chegada" nas terras Tupiniquins, parece que o plano era bem simples: chegar e tomar tudo de assalto sendo a estratégia levar o pau-brasil que tinha um grande valor no mercado europeu, o qual deve ter tingido muitas bandeiras portuguesas na sua cor vermelha. Agora a parte mais interessante da história, que para executar sua exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, deram espelhos, apitos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento até as caravelas).
Continuamos em nosso comércio exterior fornecendo matéria prima para gringos de toda parte do mundo para comprar nossas bugigangas seja em famosos 1,99 ou em grifes que querem seus dois olhos da cara, que se tornam febres e salvadoras em todas as classes desse gigante o país.
A atual Recessão, crise, volatilidade, como queiram nomear, pode ser boa para olharmos para nosso umbigo e fazer progredir o vasto mercado interno.

1 comment:

Anonymous said...

gostei da composição, das palavras e me pareceu muito mais interessante do que se encontra em livros de história.
;)